Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de humildade, inclusão e reformas na Igreja

Na manhã desta segunda-feira (21), o mundo recebeu com pesar a notícia da morte de Sua Santidade, o Papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano. O pontífice argentino faleceu em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, após enfrentar complicações de saúde causadas por uma pneumonia bilateral que o manteve hospitalizado por semanas.

FundX News

4/22/20251 min ler

a bridge over a river with a building in the background
a bridge over a river with a building in the background

Jorge Mario Bergoglio foi um papa histórico. Eleito em 2013, foi o primeiro papa jesuíta, o primeiro oriundo das Américas e o primeiro a adotar o nome Francisco — uma referência à humildade e ao compromisso com os pobres, inspirado por São Francisco de Assis.

Durante seus 12 anos de pontificado, Francisco ficou marcado por seu esforço em tornar a Igreja Católica mais próxima das pessoas, promovendo reformas internas, combatendo abusos, defendendo o meio ambiente, os imigrantes e a inclusão de grupos historicamente marginalizados. Também promoveu o diálogo inter-religioso e atuou em momentos de crise global com palavras de esperança e paz.

Sua última aparição pública foi na cerimônia de Páscoa, no domingo (20), quando abençoou os fiéis com a tradicional mensagem “Urbi et Orbi” na Praça de São Pedro.

O corpo do pontífice será velado no Vaticano, e, conforme seu desejo, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior — em uma cerimônia marcada pela simplicidade.

Com sua partida, o Vaticano entra no período de “Sede Vacante”, e nos próximos dias, será convocado um conclave para eleger o novo líder da Igreja Católica.

A FundX se solidariza com os católicos do mundo inteiro neste momento de luto, e celebra o legado de Francisco: de fé, compaixão e coragem.

imagem: Vaticano